Menu

COMO FAZER UM LAGO ORNAMENTAL – PARTE 2

Lago Ornamental Passo a Passo – Parte 2

Dando continuidade ao post anterior, vou passar mais dicas de como fazer um lago ornamental.

Primeiramente você já deve ter definido o tamanho e o local, correto?

Só para exemplificar e efeito de ilustração de como fazer um lago ornamental imaginemos:

* 5m x 3m de área

* Lago Ornamental na área externa (jardim) 

* Terreno livre para escavação 

* Cascata

1. O PERFIL DO LAGO

Como o lago será escavado o perfil poderá ser bem orgânico já que não será necessário levantarmos paredes de suporte.

Dessa forma pegue um saco de cal e desenhe o perfil de seu lago sobre a terra ou grama no local onde o mesmo será instalado.

Verifique se o desenho ficou de acordo com que você imaginava, pois de nada adianta um guia de como fazer um lago ornamental se você não o fizer ao seu gosto.

Lembre-se que as curvas tem que ser exageradas se você for revestir rochas, de tal forma que o perfil continue o mesmo com mais 30cm de espessura.

Feito isso só liberar a equipe para escavação.    

como fazer um lago ornamentalcomo fazer um lago ornamentalcomo fazer um lago ornamental, construção de lago ornamental, lago de pesca, dicas de lago ornamental

como fazer um lago ornamental, construção de lago ornamental, lago de pesca, dicas de lago ornamentalcomo fazer um lago ornamental, construção de lago ornamental, lago de pesca, dicas de lago ornamental

 

                           2. IMPERMEABILIZANDO O LAGO

 A Oficina do Peixe trabalha com exclusividade com mantas de PVC da Cipageo (www.cipageo.com.br) e dependendo do tamanho e da aplicação com soldagem garantida da Plaslonas (www.plaslonas.com.br).

A manta de PVC tem durabilidade de anos e pelo sua maleabilidade permite ajuste preciso em qualquer perfil de lago.

Utilizamos a manta de 1mm com bidim acoplado pela facilidade de acabamento.

Ao se fazer o cálculo de sua manta, independentemente do formato, considere os dois maiores eixos de comprimento e largura acrescentando a profundidade e mais um metro para ancoragem.

É provável que esse guia como fazer um lago ornamental fique complicado agora.

Vamos por partes:

  • lago de 5 x 3 ornamental com profundidade de 70 cm acrescentar 1,40 em cada lado portanto
  •  já temos 6,40 x 4,40 e mais um metro de cada lago para ancoragem então
  • temos 8,40 x 6,40 assim sendo, um lago no papel de 5 x 3 (15 metros quadrados) irá utilizar uma manta de 54 metros quadrados.

Dependendo do perfil do lago, sobrará mais ou menos material, mas é melhor sobrar do que faltar. Muito bem, temos o lago escavado portanto basta colocar a manta, certo?

ERRADO!!!

Levante uma borda de 10 a 15 cm em torno do lago e após a mesma escave uma vala de 30 cm de largura por 40 de profundidade aproximadamente.

Essa valeta é feita com a finalidade de ancorar a manta que deve sobrar em todo o perfil.

como fazer um lago ornamental, construção de lago ornamental, lago de pesca, dicas de lago ornamentalcomo fazer um lago ornamental, construção de lago ornamental, lago de pesca, dicas de lago ornamentalcomo fazer um lago ornamental, construção de lago ornamental, lago de pesca, dicas de lago ornamentalcomo fazer um lago ornamental, construção de lago ornamental, lago de pesca, dicas de lago ornamentalcomo fazer um lago ornamental, construção de lago ornamental, lago de pesca, dicas de lago ornamental

 

Agora sim chegou a hora desse guia como fazer um lago ornamental dizer pra veio:

Estique a lona sobre o lago e descalço vá ajustando a manta no fundo do lago com o propósito de deixá-la o mais esticada possível.

Após a instalação da manta aplica-se nata de cimento e resina sobre o bidim com a finalidade de proporcionar proteção mecânica para a colocação das rochas:

                           

Só esperar secar o cimento e encher o lago. No próximo post sistemas de filtragem! Não percam.

como construir um lago ornamental

Oficina do Peixe

A Oficina do Peixe Lagos, Aquários e Peixes Ornamentais, atua a 15 anos no mercado sempre buscando o que existe de mais moderno em soluções estéticas e sistemas de filtragem para garantir o melhor custo-beneficio e qualidade do mercado.

Buscar