Menu

REVITALIZAÇÃO DE LAGO ORNAMENTAL – FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA DA USP

1. O PROCESSO

Antes de mais nada, gostaria de dizer que o lago ornamental da Faculdade de Saúde Pública da USP fica, obviamente, no campus da mesma e é situado na Avenida Doutor Arnaldo, 715 – Cerqueira César – São Paulo – SP.

Durante condições normais o campus fica aberto ao público e o lago, ladeado por um excepcional jardim é um atrativo para estudantes e visitantes em geral, seja para um pausa no corrido dia assim com um almoço tranquilo ou namoro romântico.

Todavia, esse artigo esta sendo atualizado em plena quarentena e o campus esta fechado, segundo informações no site da Faculdade.

Quando recebemos o convite de avaliar o lago para, eventualmente participar de uma licitação, nos encantamos de imediato com os desafios que o projeto verdadeiramente traria.

Todo o campus é tombado pelo CONDEPHAAT, portanto, de pronto sabíamos que seria um caso especial e mais importante de grandes oportunidades.

Oportunidade, em primeiro lugar, de colocar em prática toda a experiência acumulada pela Oficina do Peixe na construção e manutenção de lagos ornamentais em seus 17 anos de mercado.

Em segundo lugar, de entregar para a Faculdade, seus corpos docente e discente, os visitantes em geral e, em última análise, para a cidade um local totalmente revitalizado.

Portanto, foi com grande alegria que recebemos a notícia de termos vencido o pregão eletrônico realizado em 01/10/2019.

2. A PROPOSTA

O lago ornamental tem área total de 148 m², sendo sua estrutura em alvenaria, lâmina d’água de 50 cm de profundidade, nesse sentido sua capacidade é de aproximadamente 66 m³ de água.

Continha peixes em quantidade não determinada que, posteriormente, viemos a contabilizar 28 unidades e o mais importante, todos estavam vivos ao final do processo.

Anteriormente, a última manutenção teria cerca de 10 anos.

Por ser tombado, em primeiro lugar, qualquer intervenção em sua estrutura estava descartada de imediato.

Nossa proposta contemplou:

  • Esvaziamento do lago
  • Manutenção dos peixes durante a limpeza
  • Retirada de detritos sólidos
  • Jateamento de toda a estrutura com cloro para limpeza e desinfecção
  • Sistema de filtragem
  • Sistema de circulação sem intervenção (furos) na estrutura
  • Chafariz
  • Iluminação do chafariz

3. O SISTEMA DE FILTRAGEM DO LAGO ORNAMENTAL

Um sistema de filtragem bem dimensionado, em outras palavras, é o coração e de um lago com água cristalina e peixes saudáveis.

Para o lago ornamental da FSP, com 60.000 mil litros, instalamos 3 conjuntos compostos por:

  • filtro para 40.000 litros montados pela Oficina do Peixe, com exclusividade
  • clarificador ultra-violeta de 110w cada
  • bombas submersa de 15.000 litros cada,
  • 1 ozonizador para até 70.000 litros (em apenas 1 conjunto)

Nossos filtros para lagos com grandes volumes usam, primeiramente, escovas para essa função e depois mídia especial.

Possuem uma permeabilidade de 96% e acima de tudo buscam harmonizar a relação custo x benefício.

Dessa forma, utilizando-se 3 bombas de 15.000 litros com os descontos de pressão acreditamos que 30.000 litros/hora circulem pelos filtros.

As uvs bem dimensionadas, da mesma forma que o gerador de ozônio, garantem a cristalinidade da água, através de sua desinfecção constante de algas e demais agentes poluidores.

Como resultado segue o vídeo:

Até a próxima!

Oficina do Peixe

A Oficina do Peixe Lagos, Aquários e Peixes Ornamentais, atua a 15 anos no mercado sempre buscando o que existe de mais moderno em soluções estéticas e sistemas de filtragem para garantir o melhor custo-beneficio e qualidade do mercado.

Buscar